Pesquisar

Paradox Interactive coloca rédeas curtas na White Wolf após passagens ofensivas em Vampiro: A Máscara 5º edição



Os livros serão alterados e o estúdio não poderá mais operar de forma independente.

As cabeças estão rolando na White Wolf, a empresa por trás do clássico cenário de RPG Vampiro: A Máscara. Mudanças na liderança estão em andamento, depois que o estúdio usou a prisão, a tortura e o assassinato da comunidade LGBTQ da Chechênia como pano de fundo para um importante ponto de enredo naquele jogo.

Nos últimos anos, uma equipe independente da White Wolf, empresa comprada pela Paradox Interactive, vem trabalhando para atualizar o RPG de mesa para um público moderno com uma quinta edição. Mesmo antes do lançamento desse conjunto de regras em agosto, no entanto, a White Wolf já estava criando polêmica. Uma série de erros não-forçados provocou declarações da editora negando ligações percebidas à ideologia neonazista e supremacista branca em seus materiais de jogo.

Nas últimas semanas, a WW expandiu esse lançamento lançando dois novos suplementos, entre eles o Guia da Camarilla e o Livro dos Anarchs. Infelizmente, esses livros faziam referência ao assassinato de gays chechenos em um contexto que usava as violações de direitos humanos em andamento naquele país como base para sua narrativa de ficção.

“No capítulo da Chechênia do livro da V5 Camarilla, perdemos coisas de vista”, escreveu o vice-presidente de desenvolvimento de negócios da Paradox, Shams Jorjani, em um comunicado. “O resultado foi um capítulo que tratou de uma tragédia em curso no mundo real, de uma maneira crua e desrespeitosa. Deveríamos ter identificado isso durante o processo criativo ou na edição. Isso não aconteceu e, por isso, pedimos desculpas”.



Jorjani disse que as vendas de versões digitais da Camarilla e do Anarch, bem como a produção contínua de cópias físicas desses livros, serão suspensas imediatamente. A seção sobre a Chechênia será removida em sua totalidade ao longo das próximas três semanas; o envio será atrasado como resultado.

Está claro que a Paradox está tomando as medidas necessárias para controlar a White Wolf. Shams Jorjani assumiu agora o papel de gerente interino, e a Paradox terá maior supervisão dos projetos da White Wolf.

"Em termos práticos, a White Wolf deixará de funcionar como uma entidade separada", disse Jorjani. “A equipe da White Wolf será reestruturada e integrada diretamente a Paradox Interactive, e eu estarei gerenciando temporariamente as coisas durante este processo. Estamos recrutando novas lideranças para guiar a White Wolf criativa e comercialmente no futuro, um processo que está em andamento desde setembro”.

Paradox, tradicionalmente conhecido pela publicação de jogos de estratégia, comprou a White Wolf da CCP Games, criadora de Eve Online em 2015. A mudança fez sentido, já que o Vampiro: A Máscara também é o material de origem de vários jogos digitais conceituados, incluindo Vampire: The Masquerade - Bloodlines. Na época, o então CEO Fredrik Wester disse que sua organização tinha "grande respeito pelos mundos de jogos da White Wolf" e que ele via "grandes oportunidades para sua expansão no futuro".

Passado o dilema dos suplementos, a White Wolf “não irá mais desenvolver e publicar” produtos no universo do Mundo das Trevas, que foi compartilhado pela linha Vampiro, assim como vários outros produtos de RPG. Em vez disso, esses deveres serão tratados por licenciados, com a White Wolf supervisionando o conhecimento da marca. “Esse sempre foi o objetivo pretendido para a White Wolf como empresa”, disse Jorjani, “e agora é hora de promulgar isso”.

Jorjani concluiu o post com um pedido de desculpas, que incluímos aqui na íntegra.

     O Mundo das Trevas sempre foi sobre horror, e horror é sobre explorar as partes mais negras de nossa sociedade, nossa cultura e nós mesmos. O terror não deve ter medo de explorar tópicos difíceis ou sensíveis, mas nunca deve fazê-lo sem entender de quem são esses tópicos e o que isso significa para eles. O mal real existe no mundo, e nós nunca podemos desculpar seus verdadeiros perpetradores ou baratear o sofrimento de suas vítimas reais.


Link para a matéria em inglês: 
https://www.polygon.com/platform/amp/2018/11/16/18098929/white-wolf-controversy-paradox-interactive-new-ceo?utm_campaign=polygon&utm_content=chorus&utm_medium=social&utm_source=twitter&__twitter_impression=true&fbclid=IwAR3zv6QYfnVSKme9QvoPK7XcW-_4RZQ7K4ZtY2pjhmMZGTTkneIYmN_bDvQ

Postar um comentário

1 Comentários

Mike Wevanne disse…
É uma pena. Ainda fico surpreso! Se fosse imaginar, eu imaginaria o conteúdo criativo do Mundo das Trevas sendo usado como matéria prima para o desenvolvimento de histórias contra ideias conservadores, tanto no campo politico-social quanto intelectual-espiritual. Sendo o RPG um nicho frágil, será que o jogo vai sobreviver a esta intervenção? Claro, se sobreviver, que seja para algo melhor.