Pesquisar

Tem ou não tem historia? Um artigo sobre a principal diferença entre os dois mundos das trevas! Parte 1

























  • Nota do Chuva: Este artigo, publicado originalmente no site wodbrasil.com, pelo Fabio Sooner, mas não sei por qual motivo o texto sumiu do Site. tentei entrar em contato com ele para lhe pedir autorização mas não consegui, espero que ele leia isso :)

  • Outro dia, ao me ouvir fazer um comentário pessoal sobre manter uma coleção de livros do Novo Mundo das Trevas também pelo prazer de lê-los, um amigo reagiu da seguinte maneira? "mas ler o quê, se não te historia?". Da mesma maneira, algumas semanas antes, ao ver a compra do livro City of the Damned: New Orleans, um conhecido comentou: "Mas o que vem em um livro de cidade, se não tem historia?"

  • A respostas para as duas perguntas é simples: há "historia", e quase tanto quanto havia no antigo mundo das trevas. O que confunde a cabeça da maioria dos jogadores e narradores - não apenas brasileiros, mas especialmente considerando a natureza incerta da propaganda boca-a-boca - é o que exatamente se entende por "historia". Ao pensar em como esclarecer esta duvida é que este artigo nasceu: mas para começar, é preciso explicar um pouco mais alguns dos conceitos do mundo dos RPG´s, principalmente aqueles sempre associados ao antigo mundo das trevas.Os dois principais chamam-se Canon e Metaplot.

  • "CÂNONE"

  • Cânone (canon, em inglês), segundo o dicionario Webster, significa "Regulamento ou dogma decretado por um conselho religioso" ou "um conjunto de principios, regras, padrões e normas", entre outras definiçõesque não nos interessam no contexto dos RPG`S. No antigo mundo das trevas, "Cânone" se refere ao conjunto de regras e classificações publicadosnos livros, além de eventos "de cenario"(de acordo com uma continuidade, se esta houver).

  • Tomando Vampiro: A Máscara como exemplo, fatores desde a existencia dos 13 clãs "oficiais" ( e as disciplinas com as quais cada um tem afinidade etc.) até eventos de "historia" como a diablerie do progenitor dos Lasombra na Idade Media são parte do Cânone. Certos suplementos dejog deixam claro que a informação apresentada deve ser considerada "cânone", como os Storyteller´s Handbook de cada edição; outros, como os romances de clã, são oficialmente semi-cânone, no sentido de que nem tudo neles vai ser considerado como fato na elaboração de suplementos posteriores. Embora pareça que Cânone é apenas um jeito mais fresco de dizer "oficial", note que são duas coisas distintas: os romances de clã são "oficiais" - por serem material publicado pela editora que detem os direitos autorais sobre o cenario em que as historias acontecem - mas a informação contida neles não é necessariamente Cânone.

  • "Mas eu não sou obrigado a seguir o Cânone"! muitos dizem. E estão completamente certos: é piada corrente dizer que nenhum membro de uma hipotetica" Milicia Oficial do Cânone da White Wolf" vai invadir sua casa e queimar seus livros por suas "heresias". A distinção do que é "Cânone" ou não, serve apenas como conveniencia para classificar cronicas e suplementos publicados que o seguem dos que não o fazem, em qualquer grau.Cronicas de Live Action com a sanção do Camarilla Club gerakmente segue o cânone, por exemplo.
  • "META-TRAMA"

  • Meta-trama ( metaplot, em inglês) é uma extensão natural do conceito de cânone, levando em conta uma continuidade de eventos. Considere uma das caracteristicas dos jogos do mundo das trevas: ao contrario da maioria dos RPG`S, jogos como Vampiro,Lobisomem e Mago contem uma serie de eventos situados em periodos historicos diferentes que afetam como o cenario é em determinada epoca, como se estivessemos lendo uma serie de historia em quadrinhos. Em determinado número do Homem-Aranha, Peter Parker se casa com Mary Jane e tem uma filha; no mundo das trevas, principes são exilados/destruidos/destituidos, personagens morrem, catastrofes cosmicas acontecem e assim por diante.

  • Meta-trama diz respeito aos eventos publicados que alteram significamente o cenario a partir do momento que são publicados, geralmente servindo tambem de estopim para mudanças de regras e convenções de jogo, não apenas de cenario. De novo usando Vampiro como exemplo, no suplemento Tempo do Sangue Fraco,é descrita a Semana dos Pesadelos; entre outros evento acontecidos no mesmo periodo ( no cânone, julho de 1999), o progenitor do clã ravnos desperta, é destruido, e por consequencia todos os seus descendentes entram em frenesi e acabam ou destruidos pelos seus rivais vampiros ou diablerizam seus proprios "primos". Ao final da semana, sobram apenas cerca de 100 ravnos em todo o mundo, a maioria antitribu.Ainda durante a Semana, uma tempestade (Maelstrom, no jargão do jogo Wraith: the Oblivion) assola o underworld, onde vivem as aparições/fantasmas que os Giovanni costumam invocar usando sua disciplina Necromancia. Após esta tempestade, o underworld é destruido.

  • Em um romance em serie ou edição de um quadrinho, este evento não seria nada além de mais uma contunuidade natural ao formato - e parte do que a maioria entende por "historia". Em uma linha de RPG, estes eventos são, além de parte do cânone, considerados parte de uma "meta-trama" pelas mudanças de cânone e regra que provocam. Todos os livros posteriores a Tempo do sangue Fraco levam em consideração a existencia de tão poucos ravnos; já na edição revisada do livro do clã giovanni, é introduzida uma penalidade extra no uso de Necromancia devido á tempestade no Underworld.
  • Dá para notar, então, que muito do tal do metaplot é criado não apenas para gerar mais interesse no cenario do mundo das trevas (e, Obviamente, vender livros) mas tambem para acomodar revisões de regras e do cânone de acordo com as intenções do desenvolvedor responsavel pelo jogo em um determinado momento. Embora a "historia" seja atrativa para uma boa parcela, o uso constante de meta-trama tambem gera problemas, na visão de outra parte dos fãs.

  • Quando a Meta-Trama atrapalha o jogo( e as historias contadas)

  • O antigo mundo das trevas nasceu e morreu em um espaço de tempo real de 13 anos (1991-2004). No começo era apenas uma aposta, mas a partir da segunda edição em diante, se tornou um dos cenarios de RPG mais populares já feitos, com dezenas de suplementos publicados por ano. Isso levou a um sem-numero de eventos considerados cânone e a introduçao do conceito de meta-trama; embora, como dito antes, este possam ser ignorados, há a questão de cada suplemento lançado levar em consideração este eventos como base de seu conteudo.

  • Entre os varios exemplos possiveis, um jogador que cirou seu ravnos em uma cronica de live action sancionada antes da semana dos pesadelos acabou sendo obrigado a rever seus planos para o personagem assim que o evento foi assimilado pela organização, do lado dos narradores seria preciso trabalhar para escolher quais jogadores com personagens ravnos iriam mante-los e quais precisariam criar um novo. Novos jogadores interessados em jogar com personagens ravnos poderiam ideia para evitar um improvavel excesso de membros do clã em determinado lugar, considerando o numero total reduzido a cerca de 100 ravnos no mundo.

  • Em jogos de mesa, o problema envolvia menos a questão de organização do jogo e mais outros três fatores. O primeiro é a disponibilidade do grupo para adquirir os livros, caso este tomasse a decisão de seguir o cânone da maneira mais fiel possivel. comprar o livro " Caine´s Chosen: The BLack Hand para jogarca baseada na mão negra, por exemplo, poderia ser do interesse dos jogadores... Mas a parte "de historia" no conteudo deste livro, e até mesmo algumas regras, levam em consideração evemtos de meta-trama publicados em varios outros, do Storyteller´s Handbook mais recente até End of Empire livro para...Wraith: the Oblivion, um jogo completamente diferente!. Embora Caine´s Chosen tenha sido feito para ser o mais util possivel por conta propria, há sempre casos em que o grupo não quer divergir do cânone mas não tem grana para adquirir outros livros e/ou estes não estarem disponiveis na loja no momento. End of Empire por exemplo, é um dos livros fora de catalogo mais caros do "mercado paralelo".

  • E ai entra o segundo fator: e quando o grupo não está disposto a usar todo o material do cânone? No caso de Caine´s Chosen, eventos de meta-trama eliminaram acidade-fantasma de enoch no underworld eo conceito da verdadeira mão negra , antes elaborado no polemico livro Dirty secrets of tje black hand.Gupos que criaram pc´s usando o conceto e jogam cronicas que incluem enoch como parte da trama poderiam não querer fazer a transição - e ai, ao ler Caine´s Chosen, acabam descartando uma grande parte do material ali contido, já que o livro não oferecia outras alternativas aos eventos de meta-trama como descritos até então.

  • Isso criou uma dificuldade na escolha de que livros serão usados/adquiridos em varios grupos de jogo, de acordo como que o livro continha e o que o grupo estava disposto a usar. Após anos e anos de suplementos atrelados ao cânone e ás meta-tramas, apenas os mais antigos e fervorosos ( e estaveis financeiramente) jogadores e narradores conseguiam comprar livros e usar/aprender o conteudo em sua totalidade, sem se embananar . Para "marinheiros de primeira viagem" conviver com a meta-trama tornara-se complicado e inviavel; para os da "velha guarda" narrar historias muitas vezes envolvia mais tentar acomodar evemtos cânone a uma cronica corrente do que contar suas proprias historias, ou requeria trabalho extra para acomodar suas historias a um cenario atolado com mudanças constantes.

  • Nota do chuva: como vc´s puderam perceber o texto é um pouco grande, então paro por hoje, mas tem a segunda parte.

Postar um comentário

1 Comentários

Unknown disse…
Ei.
A fim de um meme?
Na escolha dos blogs maneiros escolhi você.
http://factoriarpg.blogspot.com/2009/02/meme-olha-que-blog-maneiro.html