Pesquisar

Fórmula 1 RPG


Boa Noite Pessoal.

Depois de 3 semanas sem postar no blog por conta do nascimento de minha 3° filha, a pequena Helena, resolvi dar uma parada nas postagens sobre as Cruzadas para falar um pouco sobre o jogo que escrevi unindo duas paixões: O RPG e a Fórmula 1.

Em 2009, quando eu ainda tinha tempo para jogar RPG, comecei o esboço do F1 RPG. Tive a ideia depois de um grande amigo, Carlos Eduardo Lourenço, o Caco da Devir, me enviar uma cópia do Power Cars, um jogo de RPG criado pela Editora Manticora e a Volkswagen em 2006.

O sistema era OGL e apesar de não ser meu sistema favorito, foi o que eu utilizei para a primeira versão do jogo mas, o jogo tinha um problema, ele trazia apenas as regras de criação de personagens e cenários, não havia regras para as corridas. Pesquisando, descobri o site do jogo, hoje fora do ar, descobri que as corridas eram em formato de jogo de tabuleiro e não me sobrou escolha, tive que criar as regras.

Contado com a ajuda, e a paciência dos meus jogadores na época, comecei a criar as regras e a fazer os playtestes, o que resultou na primeira versão do F1 RPG.

Em 2010, comecei a trabalhar no Centro de Referencia de Assistência Social, em Belém, como instrutor e utilizava o RPG. Lá usei as regras do F1 RPG para criar um hack do Super Mario Kart e, como utilizava o 3d&t para jogar com a molecada, resolvi criar uma segunda versão do jogo, com as regras do 3d&t, que também não possui regras para corridas e mais uma vez tive que criar as regras, baseado naquelas que fiz anteriormente para o D20.

Por fim em 2010, criei a última versão do F1 RPG, que trazia as duas versões do jogo juntas e um novo hack para corridas de ruas, ao estilo de Velozes e Furiosos e Need for Speed.

E qual é a razão deste post?

Bom, como todo inicio de ano, eu me preparo para assistir a minha 26° temporada da Fórmula 1 e enquanto não começa, eu assisto as corridas das temporadas de 88, 90 e 91, o tri-campeonato de Ayrton Senna. Foi por conta da sua morte em 1994 que eu, buscando um hobby que substituísse a Fórmula 1, conheci o RPG.

Para aqueles que não conhecem o jogo, ele pode ser baixado neste link:

Senhoras e Senhores, Liguem os seus motores.

Postar um comentário

1 Comentários

Adriano Peres disse…
EXCELENTE ADAPTAÇÃO!

Chuva, entre em contato codigo pois tenho várias idéias para essa sua adaptação, isto é, se elas lhe interessarem...
SKYPE> adriano_peres_rs@hotmail.com
FACEBOOK>www.facebook.com/peres.adriano

Abração!