Pesquisar

Enquente - Diretrizes das postagens do Chuva!!!


  • Olá de novo.
  • Umas das coisas que irei fazer este ano é uma enquente relacionada a postagens que ainda irei fazer, mas porque isso ? Depois de tanto tempo jogando e narrando e de ver e ouvir muitas coisas de alguns "jogadores de RPG", eu me tornei um pouco cabeça dura e passei a discordar de algumas "verdades" do RPG, como a que diz que pode ser jogar um determinado jogo de qualquer forma desde que os jogadores se divirtam ( coisa que jogadores de Vampiro: A Mascara faziam muito e quando eram questinados apelavam para a regra de ouro).
  • E por isso gostaria de saber a opinião de outros jogadores sobre determinadas questões que irei colocar aqui.

  • Aqui estão elas:

  • Para você, o que significa ter bom senso na hora de criar um personagem?

  • Como Mestre, vc aceitaria qualquer personagem na sua aventura? ou faria restrições?

  • Você aceitaria na sua mesa um jogador que montou um personagem apenas baseado em Combos, ou um que troca-se as bolinhas de posição de acordo com a cena narrada, apenas para não perder o jogador?

  • No Atual "Cenario do RPG" no Brasil, ainda há espaço para os "Projetos de jogo" (algo como os By Nights) só que não oficias?

  • O que você prefere, uma mesa com três jogadores de RPG, ou uma mesa com 15 roladores de dados?

  • O que você pensa sobre as tais "verdades do RPG"?

  • Bom, ai estão as questões, espero que vc´s respondam..

  • Até a proxima postagem.

  • Bruno Chuva

Postar um comentário

3 Comentários

Unknown disse…
* Olá de novo.

Olá também

* [...]Depois de tanto tempo jogando e narrando e de ver e ouvir muitas coisas de alguns "jogadores de RPG", eu me tornei um pouco cabeça dura e passei a discordar de algumas "verdades" do RPG, como a que diz que pode ser jogar um determinado jogo de qualquer forma desde que os jogadores se divirtam ( coisa que jogadores de Vampiro: A Mascara faziam muito e quando eram questinados apelavam para a regra de ouro).

Costumo ser muito claro nessas questões. Ou você segue a proposta do jogo ou tem a decência de dizer que está jogando algo baseado em tal jogo. Por exemplo, nunca vi um gupo que jogasse D&D. É tanta house rule que os grupos tem que colocar naquele cenário/sistema que só vi jogos baseados em D&D.

* Para você, o que significa ter bom senso na hora de criar um personagem?

Bom senso? Verossimilhança. Mas um personagem verossímil não é por si um personagem bom. Por outro lado, raramente personagens bons não são verossímeis também.

* Como Mestre, vc aceitaria qualquer personagem na sua aventura? ou faria restrições?

Com certeza restringir. Se você tyem uma história preparada e nela não cabe determinado tipo de personagem, restrinja ao invés de encaixar na gambiarra. Mas tenha também a honestidade de avisar qual ipo de personagem está liberado.

* Você aceitaria na sua mesa um jogador que montou um personagem apenas baseado em Combos, ou um que troca-se as bolinhas de posição de acordo com a cena narrada, apenas para não perder o jogador?

oO? Trocar as bolinhas de lugar? Esse eu mato.
Agora quantoa combos... O lado bom dos combos é que eles são uma força extrema num tipo de ação e uma fraqueza extrema em outro. É fantástico ver um jogador combado sem ter como usar o combo dele...

* No Atual "Cenario do RPG" no Brasil, ainda há espaço para os "Projetos de jogo" (algo como os By Nights) só que não oficias?

Não entendi o que quis dizer por "projetos de jogo" Joogar pela internet? Construção de cenários locais?

* O que você prefere, uma mesa com três jogadores de RPG, ou uma mesa com 15 roladores de dados?

Mesmo que fosse um jogador de RPG. Odeio roladores de dados.

* O que você pensa sobre as tais "verdades do RPG"?

Se está se referindo às tais da diversão ou de que não existe jeito errado de jogar RPG, digo que sim, concordo. Acontece que o contrato social tem que ser aceito pelas duas partes. Uma ão pode impor seu modo a outra. Deixe os roladores de dados jogarem os seus combates em outra mesa.
Também acho que não deviam dizer que jogam algo que foge à proposta do jogo, mas algo baseado no jogo.

Até.
Mike Wevanne disse…
Para você, o que significa ter bom senso na hora de criar um personagem?

acredito que o bom senso seja atingido quando voce constroi um pj de acordo com o conceito do mesmo. satisfazendo isso, tah valendo!

Como Mestre, vc aceitaria qualquer personagem na sua aventura? ou faria restrições?

eu nao gosto de lidar com regras, principalmente opcionais e "da casa". costumo restringir os personagens a regras oficiais e a livros que eu tenho em maos. obedecendo a este criterio, e a questao anterior, beleza.

Você aceitaria na sua mesa um jogador que montou um personagem apenas baseado em Combos, ou um que troca-se as bolinhas de posição de acordo com a cena narrada, apenas para não perder o jogador?

eu ateh aceito sem bronca esses tipos em meu grupo de jogo... mas ele certamente vai ter problemas em se destacar na historia. nao costumo dar muita atençao a pjs sem conteudo nenhum...

No Atual "Cenario do RPG" no Brasil, ainda há espaço para os "Projetos de jogo" (algo como os By Nights) só que não oficias?

talvez o pessoal pudesse ser um pouco mais simplista. "projeto" remete a algo muito serio, e muitos jogaores nao tao afim de nada serio afinal vao jogar rpg, e nao arranjar casamento!
"vamos juntar a turma em tal lugar tal dia" sao mais viaveis, por serem menos compromissados.
agora se voce vai ganhar dinheiro com a ideia, como loja ou editora, acho otimo. alias, acho que falta justamente apoio das mesmas... como tambem acho que falta apoio dos jogadores para com as lojas.

O que você prefere, uma mesa com três jogadores de RPG, ou uma mesa com 15 roladores de dados?

um bom jogador? falta soh a ficha e os dados! 15 fuleiros? nao obrigado!

O que você pensa sobre as tais "verdades do RPG"?

cada um joga o que quer como quer. eu nao curto jogar "farelao", aquelas partidas de uma tarde que o pessoal soh quer rir e tirar onda. eu jogo rpg para se divertir numa historia ficticia.
mas isto eh como eu gosto de jogar. cada um tem a sua maneira, afinal, "gosto nao se discute... se lamenta!".


hehe.
BEM-VINDO AO FANTÁSTICO MUNDO DOS SUPREMOS DESOCU... DOS BLOGUEIROS!

Bem-vindo ao time, cara!