Registros na F1
Nacionalidade
Brasileira
Anos
1970 – 1980
Time(s)
Lotus, McLaren, Copersucar
GPs disputados
149 (144 largadas)- Campeonatos
2 (1972 e 1974)
Vitórias
14- Pódios
35 - Pontos
281 - Pole positions
6 - Voltas mais rápidas
6 - Primeiro GP
Grande Prêmio da Inglaterra de 1970 - Primeira vitória
Grande Prêmio dos Estados Unidos de 1970 - Última vitória
Grande Prêmio da Inglaterra de 1975 - Último GP
Grande Prêmio do Leste dos Estados Unidos de 1980
A corrida de estréia foi no Grande Prêmio da Inglaterra, em Brands Hatch, onde terminou a prova em oitavo. Três semanas depois, em Hockenheim, marcaria seus primeiros pontos, com um quarto lugar. No final daquele ano, em Monza, seu companheiro de equipe, o austríaco Jochen Rindt, que liderava o campeonato, faleceu num acidente. A Lotus, de luto, retirou-se por duas corridas e voltou no penúltimo GP da temporada, em Watkins Glen. Nesse dia, Emerson venceu sua primeira corrida e, ao mesmo tempo, impossibilitou seus adversários de alcançar a pontuação de Rindt, que assim sagrou-se campeão mundial postumamente.
O ano de 1971 não viu vitórias de Emerson, embora sua atuação consistente lhe tenha garantido três pódios. Em 1972, com 5 vitórias, Fittipaldi tornou-se o campeão mundial mais jovem da história da Fórmula 1, com 25 anos, oito meses e 29 dias, recorde que manteve por mais de três décadas e que só foi quebrado em 2005, pelo piloto espanhol Fernando Alonso. Em 1973, Emerson venceu mais 3 corridas, no entanto perdeu o título para o escocês Jackie Stewart. O sucesso contribuiu fortemente para a entrada do Grande Prêmio do Brasil no calendário internacional no ano seguinte, no circuito de Interlagos. Ele mesmo venceu a corrida inaugural.
Em 1974, o piloto brasileiro trocou a Lotus pela McLaren, e, com três vitórias (uma delas no Brasil), sagrou-se bicampeão do mundo. Ainda competitivo, venceu mais duas corridas pela mesma equipe no ano seguinte.
Copersucar Fittipaldi
Em 1975, fundou, em parceria com o irmão, a equipe Fittipaldi, equipe inteiramente brasileira e que contou em boa parte de sua vida com o patrocínio da cooperativa brasileira de açúcar e álcool Coopersucar, nome pelo qual a equipe se tornou mais conhecida entre os brasileiros. O primeiro ano em sua própria equipe (1976) foi frustrante, com constantes abandonos. Em 1977, Emerson conquistou alguns resultados razoáveis, como três quartos lugares, mas foi em 1978 que ocorreu o grande momento de Emerson em sua própria equipe, ao terminar o Grande Prêmio do Brasil no circuito de Jacarepaguá em segundo lugar.
A partir de então houve um declínio técnico na equipe, e, ao final de 1980, no mesmo circuito de Watkins Glen onde vencera sua primeira prova, Emerson Fittipaldi retirou-se da Fórmula 1 como piloto. Em 1982, após seu piloto Chico Serra marcar um ponto no Grande Prêmio da Bélgica, sua equipe fechou as portas.
Ao longo da carreira na Fórmula 1 foram 149 Grandes Prêmios, 14 vitórias, 6 pole positions, 5 melhores voltas, com um total de 276 pontos.
Conquistas
Bicampeão mundial de Fórmula 1 (1972 e 1974);
Campeão mundial de Fórmula Indy (1989);
Bicampeão das 500 milhas de Indianápolis (1989 e 1993);
Curiosidades
Foi, durante mais de 30 anos (desde 1972), o mais jovem campeão mundial de Fórmula 1 de todos os tempos. Até sua marca ser batida em 2005 por Fernando Alonso, que por sua vez, foi batido por Lewis Hamilton em 2008).
Escreveu sua autobiografia: Emerson Fittipaldi: uma Vida em Alta Velocidade, pela Editora OBJETIVA
Junto ao irmão Wilsinho, idealizou, criou e pilotou o carro da primeira e única equipe brasileira construtora de Fórmula 1: a Copersucar Fittipaldi.
Emerson é chamado de "Rato" pelos brasileiros e de "Emmo" pelos estadunidenses.
Foi o primeiro brasileiro a se sagrar campeão mundial de Fórmula 1, primeiro a ganhar uma 500 milhas de Indianápolis, e primeiro a se sagrar campeão na fórmula Indy.
George Harrison e Emerson Fittipaldi eram grandes amigos.
- Ficha 3D&T
- F - 0
- H - 4
- R - 1
- A - 1
- PdF - 0
- Vantagens:
- Patrono (Lotus, Mclaren, Copersucar)
- Maquina ( Vantagem)
- Condução, Pilotagem, Inglês - 1 ponto
- Especialista em Monoposto - 1 ponto
- Resposta Rapida - 2 pontos
- Pv´s Extras - 1 ponto
- Ataque Multiplo - 1 ponto
- Boa Fama - 1 ponto
0 Comentários