Pesquisar

Fichas dos Pilotos Campeões da F1 - Alberto Ascari


  • Registros na F1

  • Nacionalidade
    Italiana

  • Anos
    1950 – 1955
  • Time(s)
    Ferrari, Maserati, Lancia
  • GPs disputados
    33 (32 largadas)
  • Campeonatos
    2 (1952 e 1953)
  • Vitórias
    13
  • Pódios
    17
  • Pontos
    107,6
  • Pole positions
    14
  • Voltas mais rápidas
    12
  • Primeiro GP
    Grande Prêmio de Mônaco de 1950

  • Primeira vitória
    Grande Prêmio da Alemanha de 1951
  • Última vitória
    Grande Prêmio da Suíça de 1953
  • Último GP
  • Grande Prêmio de Mônaco de 1955

Nascido em Milão, Itália, Ascari tinha a velocidade nas suas veias, seu pai Antonio Ascari foi um talentoso piloto nos anos 1920, correndo com Alfa Romeos. Antonio morreu enquanto liderava o Grande Prêmio da França em 1925 mas o jovem Ascari tinha interesse em corridas ao invés de ódio. Ele pilotou motocicletas no princípio de sua carreira; foi depois que ele entrou na prestigiada Mille Miglia num carro esporte da Ferrari que ele começou a pilotar veículos de quatro rodas.

Sua carreira de piloto foi interrompida durante a Segunda Guerra Mundial, depois começou a correr Grandes Prêmios com a Maserati. Seu companheiro de equipe Luigi Villoresi, que foi mentor e amigo de Alberto. Ele venceu seu primeiro Grande Prêmio em San Remo, Itália em 1948 e venceu outra corrida no ano seguinte pela mesma equipe. Seu maior sucesso depois de se juntar a Villoresi na Ferrari; ele venceu mais três corridas.


A primeira temporada oficial de Fórmula 1 começou em 1950 e a Ferrari estreou em Monte Carlo com Ascari, Villoresi e o popular piloto francês Raymond Sommer na equipe. Ascari terminou em segundo na corrida e depois no ano compartilhou o segundo lugar na primeira corrida em Monza. Ele foi apenas o quinto no campeonato. Ele venceu sua primeira corrida de F1 na temporada seguinte em Nurburgring e venceu também em Monza, terminando em segundo atrás de Juan Manuel Fangio.


Devido ao sucesso na Europa, Enzo Ferrari forneceu um carro a Alberto para a Indianapolis 500 em 1952. Ascari foi o único piloto europeu a correr na Indy em 11 anos de Fórmula 1, mas seu dia acabou em 40 voltas. Aquela foi a única vez que ele não venceu um corrida de F1 naquela temporada. A Ferrari de Ascari dominou em 1952, vencendo todas as seis corridas na Europa daquela temporada e tendo a volta mais rápida em todas as corridas. Ele quase marcou a quantidade máxima de pontos que um piloto podia conseguir.


Ele venceu mais três corridas consecutivas no começo da temporada de 1953, dando a ele nove vitórias consecutivas (não contando a Indy) antes do término da série quando terminou em quarto na França, esta que foi uma corrida muito disputada. Ele venceu mais duas vezes no ano dando-lhe mais um título mundial. Ascari não continuou em 1954 devido a não finalizar quatro corridas, embora ele tenha vencido em Mille Miglia.


Morte

Sua temporada de 1955 começou de maneira similar, abandonando duas vezes, o último foi um espetacular acidente em Mônaco onde ele bateu dentro do porto depois de passar por uma chicane. Uma semana depois, em 26 de Maio, ele foi a Monza para testar um carro esporte Ferrari e bateu em uma das curvas. Ele morreu no acidente, uma morte que ainda é um tanto misteriosa. A curva onde o acidente aconteceu ganhou seu nome, a Variante Ascari.

  • Ficha 3D&T

  • F - 0
  • H - 4
  • R - 1
  • A - 1
  • PdF - 0

  • Vantagens:

  • Patrono (Ferrari, Maserati, Lancia)
  • Maquina (Vantagem)
  • Condução, Pilotagem, Inglês - 1 ponto
  • Especialista em Monoposto - 1 ponto
  • Ataque Multiplo - 1 ponto
  • Especialista em Treino - 3 pontos
  • Boa Fama - 1 ponto

Postar um comentário

0 Comentários