Pesquisar

Ficha dos Pilotos Campeões da F1 - Fernando Alonso



Registros na F1


Nacionalidade
Espanhola


Anos
2001, 2003 –

Time(s)
Minardi, Renault, McLaren, Ferrari

GPs disputados
140 (138 largadas)

Campeonatos
2 (2005 e 2006)


Vitórias
21

Pódios
53

Pontos
559

Pole positions
17


Voltas mais rápidas
11

Primeiro GP
Grande Prêmio da Austrália de 2001


Primeira vitória
Grande Prêmio da Hungria de 2003

Última vitória
Grande Prêmio do Japão de 2008


Último GP
Grande Prêmio dos E.A.U de 2009

Da Fórmula Nissan passa para a Fórmula 3000, na equipe Astromega (ganhando o Grande Prêmio da Bélgica e chegando em segundo no Grande Prêmio da Hungria, no ano da estreia). Passa para a Fórmula 1 (pela equipe Renault), mas é cedido à Minardi como piloto de testes. Estreou na Minardi no Grande Prêmio da Austrália, em 2001, e torna-se o terceiro mais novo a fazê-lo.

Em 2002, Flavio Briatore acaba com a cessão à Minardi e coloca-o como piloto de testes na própria equipe que dirige. Um ano mais tarde já é o piloto oficial da Renault.


Em 22 de Março de 2003, com vinte um anos, sete meses e vinte e dois dias, no Grande Prêmio da Malásia, tornou-se o piloto mais jovem a conseguir uma pole position (marca que foi batida por Sebastian Vettel no Grande Prêmio da Itália de 2008) e, é o primeiro piloto espanhol a subir ao pódio. Alonso também consegue ser o piloto mais novo a ganhar um grande prêmio, o Grande Prêmio da Hungria, com vinte e dois anos e vinte e seis dias (marca que também foi batida por Sebastian Vettel no Grande Prêmio da Itália de 2008). Também em 2003, Fernando Alonso sofre um grave acidente no Grande Prêmio do Brasil, mas sem conseqüências: seu carro bateu a mais de duzentos e oitenta km/h nos destroços do carro de Mark Webber e, logo em seguida, bateu com muita força no muro, em plena reta dos boxes de Interlagos.


Títulos mundiais

Em 20 de Março de 2005, no Grande Prêmio da Malásia, consegue a sua segunda vitória e torna-se o primeiro piloto espanhol a liderar o mundial de Fórmula 1. Em 25 de Setembro de 2005, no Grande Prêmio do Brasil, Alonso sagrou-se o mais jovem campeão da história da Fórmula 1, com vinte e quatro anos e cinqüenta e seis dias, derrubando o recorde anterior de Emerson Fittipaldi, campeão com vinte e quatro anos, oito meses e vinte e nove dias.

Na temporada de 2006, Fernando Alonso conquista seu segundo título mundial, também no Grande Prêmio do Brasil, chegando na segunda colocação da corrida, no dia em que Michael Schumacher fez a sua ultima corrida na Fórmula 1 e que Felipe Massa venceu, após treze anos sem vitória brasileira em Interlagos.


A difícil temporada de 2007

Após conquistar dois títulos mundiais pela Renault, o piloto espanhol transferiu-se para a McLaren, com o status de primeiro piloto. Porém, passou a enfrentar problemas dentro da própria equipe, graças aos excepcionais resultados do estreante piloto inglês Lewis Hamilton, que logo nas primeiras corridas obteve bons desempenhos.


Os dois pilotos da equipe disputaram o título, ponto a ponto, até o final, mesmo após a polêmica declaração do dirigente da organização, Ron Dennis, no Grande Prêmio da China, de que "a McLaren não corria contra Kimi Räikkönen (então com dezessete pontos de desvantagem aos pilotos da McLaren), mas sim contra o próprio Alonso". A falta de apoio ao espanhol, aliado aos problemas no carro e erros de Lewis Hamilton nas duas provas finais, resultaram no surpreendente título mundial do finlandês Kimi Räikkönen, da equipe Ferrari, por um ponto de diferença sobre a dupla da McLaren. Alonso no critério de desempate terminou em terceiro lugar no campeonato, já que no número de segundo lugares, Hamilton tinha um de vantagem. Dias após a prova final do campeonato, Alonso rompeu, "amigavelmente", seu contrato junto ao time britânico.


Em 2008, Alonso disputou o campeonato pela equipe Renault, marcando um retorno a equipe que defendeu nas campanhas vitoriosas de 2005 e 2006 e tendo como companheiro de equipe o brasileiro Nelson Ângelo Piquet. Ao longo da temporada, conquistou três pódios, obtendo duas vitórias (Grande Prêmio de Cingapura e Grande Prêmio do Japão), sendo que a primeira foi muito especial por se tratar da 1ª corrida noturna na história da F1,mas que foi manchada pela batida proposital de seu companheiro de equipe, acidente este que beneficiou Alonso. E um segundo lugar no Grande Prêmio do Brasil.

  • Ficha 3D&T

  • F - 1
  • H - 4
  • R - 1
  • A - 1
  • PdF - 0

  • Vantagens:

  • Patrono (Minardi, Renault, Mclaren, Ferrari)
  • Maquina (Vantagem)
  • Especialista em Monoposto - 1 ponto
  • Condução, Pilotagem, Inglês - 1 ponto
  • Resposta Rapida - 2 pontos
  • Especialista em Largada - 3 pontos
  • Ataque Multiplo - 1 ponto

Postar um comentário

0 Comentários