Pesquisar

Ficha dos Pilotos Campeões da F1 - Niki Lauda

Lauda antes e depois do acidente

  • Registros na F1

  • Nacionalidade
    Austríaca
  • Anos
    1971 – 1979, 1982 – 1985
  • Time(s)
  • March, BRM, Ferrari, Brabham e McLaren.
  • GPs disputados
    177 (171 largadas)
  • Campeonatos
    3 (1975, 1977, 1984)
  • Vitórias
    25
  • Pódios
    54
  • Pontos
    420,5
  • Pole positions
    24
  • Voltas mais rápidas
    24
  • Primeiro GP
    Grande Prêmio da Áustria de 1971
  • Primeira vitória
    Grande Prêmio da Espanha de 1974
  • Última vitória
    Grande Prêmio dos Países Baixos de 1985
  • Último GP
    Grande Prêmio da Austrália de 1985

  • Andreas Nikolaus Lauda, mais conhecido como Niki Lauda, (Viena, 22 de Fevereiro 1949) é um ex-piloto de automóveis austríaco.
  • Participou do Campeonato Mundial de Fórmula 1 entre 1971 e 1979, e entre 1982 e 1985, disputando 177 Grandes Prêmios, obtendo 25 vitórias, 24 pole positions e 24 melhores voltas, totalizando 419.5 pontos. Sagrou-se campeão mundial em 1975, 1977 e 1984. Pilotou para as equipes March, BRM, Ferrari, Brabham e McLaren.

  • Niki Lauda iniciou sua carreira no automobilismo em 1968, destacando-se na Fórmula 3 e na Fórmula 2 antes de ingressar na Fórmula 1, levando uma verba pessoal para a então pequena equipe March. Estreou no Grande Prêmio da Áustria, abandonando por problemas mecânicos. Manteve-se na categoria até o final de 1973 graças ao dinheiro da família, quando a Ferrari o contratou para ser seu piloto titular. Em 1974, pela escuderia italiana, venceu seu primeiro Grande Prêmio, em Jarama, na Espanha.

  • Em 1975, após cinco vitórias (quatro das quais após largar em primeiro lugar), sagrou-se campeão mundial pela primeira vez. Manteve o ritmo competitivo em 1976, mas um acidente em Nurburgring (onde seu carro incendiou-se, e Lauda ficou preso nas ferragens por vários minutos) quase lhe tirou a vida. Um padre chegou a ser chamado ao hospital para lhe dar a extrema unção. Mas apesar de graves queimaduras, que lhe custou partes da orelha direita, Lauda ainda voltaria a correr naquele ano, e só perderia o título mundial nas últimas corridas para o inglês James Hunt. Em 1977 obteve 3 vitórias e recuperou o título mundial.

  • Ao final daquele ano, abandonaria a Ferrari para juntar-se à Brabham-Alfa Romeo, dirigida por Bernie Ecclestone. A parceria lhe rendeu duas vitórias e alguns pódios em 1978, mas a freqüência de quebras lhe deixou fora da disputa pelo título. Em 1979 marcou apenas quatro pontos. Os maus resultados fizeram Lauda direcionar suas atenções para a companhia aérea que acabara de fundar, e assim deixou a Fórmula 1.
  • Entretanto, Lauda recebeu convite da McLaren para voltar às pistas em 1982. Após apenas 2 corridas de adaptação, Lauda venceria pela McLaren em Long Beach (vencendo uma segunda prova, o Grande Prêmio da Inglaterra). 1983 foi um ano fraco para Lauda, que terminara o campeonato em décimo lugar na classificação geral. Em 1984 iniciou o ano desacreditado, e seu companheiro de equipe, Alain Prost, era o favorito ao título. Após 5 vitórias (contra 7 de Prost), Lauda seria campeão mundial pela terceira vez com apenas meio ponto de vantagem (Prost marcara apenas metade dos pontos - 4,5 - da vitória do Grande Prêmio de Mônaco, encerrado prematuramente por causa da chuva). Lauda defendeu o título em 1985, mas já sem motivação, obteve apenas 1 vitória, e abandonou 12 das 15 corridas do ano. Seu último Grande Prêmio foi o Grande Prêmio da Austrália, que abandonou após um acidente.
  • Ficha 3D&T
  • F - 1
  • H - 4
  • R - 1
  • A - 1
  • PdF - 0
  • Vantagens:
  • Patrono (March, BRM, Ferrari, Brabham, Mclaren)
  • Maquina ( Vantagem)
  • Condução, Pilotagem, Inglês - 1 ponto
  • PV´s Extras - 1 ponto
  • Riqueza - 1 ponto
  • Especialista em Monoposto - 1 ponto
  • Especialista em Largada - 1 ponto
  • Especialista em Treino - 3 pontos

Postar um comentário

0 Comentários