Pesquisar

Caem as mascaras, o apocalipse termina, e começa o Requiem dos Destituidos!




  • Olá a todos que acessam este blog (será que alguem acessa?)


  • Recentemente decidi me dedicar a apenas uma linha de RPG: O Novo Mundo das Trevas.


  • Esta decisão foi tomada apos ler 25 paginas do Lobisomem: Os Destituidos e perceber que passei oito anos achando que narrava alguma coisa que prestasse.


  • Comecei a narrar assim que saiu a 3º edição do Vampiro: A Mascara em 1999, minha primeira cronica pra valer começou em 2000, até ai estava pouco me lixando para as falhas do livro e do cenário, mas com o passar do tempo aquilo foi me incomodando e toda vez que eu tentava uma nova abordagem, os jogadores reclamavam, eles queriam brigas, queriam usar as disciplinas no meio da rua, queriam encontrar misseis embaixo do Centur. Eles queriam jogar Cainitas do Zodiaco!


  • Não os culpo, o jogo era escrito dessa forma e era dificil fugir disso, mas um dia decidi que ia mudar muitas coisas no jogo, ele ia ter que se adaptar a mim e não eu a ele e que fossem a merda os Vampiros Power Rangers, e nunca mais ia narrar o jogo desta forma somente porque os jogadores queriam e eu teria medo de perder algum jogador.

  • Conforme os anos iam passando, eu fui comprando mais livros de Vampiro para ter novas ideias e tambem me tornei Narrador do seu jogo irmão Lobisomem: O Apocalipse e fiz parte de um dos inumeros "Projetos" que existiam na epoca(2001-2002) O Caern Cefet, mas assim como aconteceu com vampiro tive outra decepção. Diferente de Vampiro: A Mascara que era escrito de uma forma errada e narrado/jogado de uma forma ainda mais errada, Lobisomem era uma maravilha em todos os sentidos, mas a forma como era narrado/jogado era um verdadeiro sacrilegio frente as estorias dos Garou. E da mesma forma que aconteceu com A mascara, decidi parar de narrar Garou Ball Z.

  • Por anos me esforcei para mudar as visões erradas que muitos tinham do jogo, mas percebi que eu estava sozinho e desisti, mas logo depois vi que não estava sozinho na empreitada, alguem tambem via que os jogos tinham falhado em seu proposito, parte por culpa deles mesmos e parte por culpa dos jogadores, e decidiu que iria fazer algo tambem.

  • Quem era? O Lobo Branco, a editora Norte-Americana White Wolf decidiu acabar com o Mundo Das Trevas.

  • Passei quase dois anos defendendo o Fim do Mundo das Trevas, e me assustei quando recebi a noticia.

  • Confesso que fiquei surpreso e cheguei a achar que o "Fim" não era necessario. Mas era, ainda continuei a narrar A Mascara e cheguei a narrar a Gehenna( a ultima cronica) e o Apocalipse, mas os livros do Novo Mundo Das Trevas foram sendo lançados e cada vez que eu lia ficava um pouquinho mais empolgado, e ele começaram a ser traduzidos e o primeiro a ser lançado foi, seguindo a logica, O livro de regras do Mundo Das Trevas que tambem é a base para o cenario de personagens humanos do NWOD, a melhoria nas regras do agora sistema Storytelling em relação ao antigo era absurda, e eu abandonei o Storyteller e fiz adaptações da Mascara e do Apocalipse para as novas regras.

  • Mas foi com os lançamentos dos livros Vampiro: O Requiem e Lobisomem: Os Destituidos que minhas duvidas viraram alegria, tudo que transformava os antigos jogos em Cainitas do Zodiaco e Garou Ball Z foi retirado e tudo o que eles tinham de bom foi ampliado e melhorado.

  • E eu tomei minha decisão, dei adeus aos meus antigos livros e decidi me dedicar apenas ao NWOD.

  • Engraçado, que até hoje vejo gente jogando do mesmo modo de quase 10 anos atras, "jogadores" que pegam livros com excelentes historias e tudo que dizem é; Putz que dom bacana, vou usar.

  • E "mestres" que deixam o jogador usar, pois tem medo de perder jogador.

  • Graças a Deus, não tenho mais estas preocupações.

  • Que o Requiem Comece , Vida Longa Aos Uratha

Postar um comentário

2 Comentários

Anônimo disse…
Grande Bruno,

Bom blog. Bastante resenhas de sistemas desconhecidos. O pessoal do Atsumi vai adorar.
Se cadastre no rpg.blog.br para que a gente possa acompanhar seus artigos.

D3
Mike Wevanne disse…
"cainitas do zodiaco" e "garou ball Z" foi boa! hehehe!

mas que comparaçao peculiar... hehehe!