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RPG`s desconhecidos que ninguem conhece 3 - NOIR

O Noir RPG foi lançado pela Archon Gaming em 1996 e nunca chegou a fazer muito sucesso, sendo bastante difícil de se encontrar atualmente. Apesar do seu cenário ser restrito demais para agradar o grande público (quantas pessoas que você conhece se interessariam por um RPG baseado num gênero de cinema obscuro), foi justamente essa limitação que gerou um ótimo jogo para um público bem especifico.

  • O cenário é bem descrito nas mais de 200 páginas, permitindo que mesmo os mestres que apenas ouviram falar desse tipo de filme sejam capazes de ambientar seus jogadores no clima sombrio e moralmente cinza do Noir. Alias, são cinco páginas só para explicar o que a palavra significa. Noir é mais do que a palavra "Preto" em francês, e a definição vai além de "termo usado para determinados tipos de filme que utilizam fortes contrastes de luz e sombra e que geralmente possuem temas moralmente ambíguo". Para o RPG, Noir é o clima transmitido por filmes como o clássico Falcão Maltês e o atual Femme Fatale onde é difícil destinguir os heróis dos vilões, já que ambos possuem qualidades e defeitos e tudo é permeado por questões morais e éticas pessoais. Noir também é uma época, um período atemporal situado aproximadamente no meio do século XX onde diversos elementos podem ser reconhecidos. Não existem, por exemplo, traficantes de drogas colombianos, mas sim mafiosos com uma fachada respeitável; o comunismo é uma ameaça séria; e o crime e o medo estão sempre presentes na sociedade. Noir também é um local, um ambiente urbano, uma cidade sombria onde os personagens vivem suas aventuras.

  • Por fim, Noir é um estilo. É fácil imaginar homens de capote caminhando em ruas estreitas numa tarde chuvosa ou mulheres sedutoras cantando em clubes noturnos ao som do Jazz ou do Blues. As roupas, a música, a maneira de se falar e de agir são bastante importantes nesse cenário.

  • Para explicar melhor a ambigüidade do Noir, o livro apresenta um bom exemplo de personagem: Joe é um homem de família que trabalha duro como motorista para sustentar sua mulher e filhos, ele é um cara legal, sempre gentil e preocupado com o bem estar dos familiares e amigos. Porém, isso não é tudo, uma vez por semana seu chefe manda que leve uma caixa fechada para um endereço secreto e em troca recebe uma grana alta. Ele sabe que a entrega é ilegal mas nunca teve coragem de olhar dentro da caixa. Com o dinheiro, porém, pagou a operação da sua mãe e espera mandar sua filha para a universidade. Ele ao mesmo tempo é um pai de família respeitável e um empregado da máfia. Assim são as pessoas nesse gênero, nada é totalmente branco ou preto. Um mafioso teria talvez um código moral e além de ser extremamente honrado, enquanto um detetive "bondoso" pode ser alcoólatra, mentiroso ou oportunista.

  • Poucos RPGs conseguiram criar uma regra que passasse tão bem os elementos do cenário. No Noir, esses tons de cinza foram transformados num sistema de qualidades e defeitos inovador. Cada vantagem possui um ponto positivo e um negativo, e vice-versa. Se seu personagem é Cabeça Quente, ele perde o controle facilmente, mas também recebe um bônus para intimidar. Quer ser incrivelmente lindo, seu rosto será inesquecível numa multidão e sempre chamará atenção quer queira ou não. Seu personagem tem Reflexos em Combate, ótimo, então está sempre pronto para agir e possui um bônus no ataque. Ao mesmo tempo, ele nunca consegue relaxar. Numa festa, por exemplo, ele fica procurando rotas possíveis de fuga e examinado cada um dos convidados. Cuidado, o Chefão não ficará nem um pouco contente se seu personagem puxar o revólver instintivamente para o garçom que derrubou uma bandeja durante um casamento importante.

  • Os termos usados também merecem destaque. O nome dos atributos, perícias e demais características também mantém o clima do jogo. Para que usar "pobre" quando se pode chamar essa desvantagem de "Amigo, você tem um trocado". Esses termos algumas vezes não têm uma boa tradução para o português e vêm de gírias usadas em filmes e livros como Yellow ("covarde"), Bookworm ("rato de biblioteca"), Bimbo ("loura burra"), Long Green ("podre de rico"), etc.

  • A criação de personagem é feita por pontos, existindo alguns kits básicos que você pode "comprar" representando as habilidades básicas de determinada ocupação, como Policial, Femme Fatale, Jornalista, Assassino Profissional, entre outros. Esses kits servem para facilitar, e não chegam a limitar como uma "classe de personagem", ou seja, dois Detetives podem ser bem diferentes apesar de terem pontos em comuns.

  • Os testes de perícia são bem simples usando o padrão perícia mais atributo contra um nível de dificuldade. Já o sistema de combate é um pouco lento. Cada ação é descrita na ordem inversa da iniciativa (o mais rápido decide o que vai fazer depois de ouvir a ação de todos os outros) e um monte de dados é jogado a cada rodada: para iniciativa, defesa, ataque, absorção de dano e resistência para ficar consciente. E você vai querer evitar os combates, pois, além de mortais (um tiro a queima roupa de escopeta vai matar ou no mínimo aleijar permanentemente), seu personagem pode ficar semanas no hospital para se recuperar de um ferimento.

  • Ao contrário da maioria dos livros básicos de RPG que se restringem a descrever as regras, as últimas 50 páginas do livro são dedicadas a explicar a fundo o cenário. Existem personagens coadjuvantes, descrições dos bairros da cidade, mapas, artigos de jornais fictícios, idéias de aventura e um guia das principais personalidades da política e sociedade. O livro apresenta também uma lista de filmes, livros e músicas para quem quiser se aprofundar no tema. Você realmente não precisa de complementos para jogar (apesar do tema ser tão vasto que diversos livros extras podem ser escritos para ele). Infelizmente esse RPG é extremamente difícil de ser encontrado no Brasil, sendo necessário uma verdadeira caça em leilões de jogos usados ou sites de internet. Essa busca vale a pena, porém, se você estiver procurando um cenário sombrio que não envolva vampiros ou queria fugir um pouco do quase-onipresente sistema d20 e seus cenários extremamente heróicos.

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