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Mini - GURPS - As Cruzadas


Mini-GURPS As Cruzadas é o mais um lançamento da bem sucedida série Mini-GURPS, da Devir Livraria. 

A ideia por trás da série Mini-GURPS é apresentar um jogo de RPG barato, utilizando um sistema de jogo consagrado e voltado principalmente para a utilização do RPG na área da educação; assim, além de um módulo básico, apresentando as regras de GURPS simplificadas, a série conta com títulos como "Descobrimento do Brasil", "Entradas e Bandeiras" e "Quilombo dos Palmares".

Até então, a história do Brasil era foco da série, mas dessa vez, a Devir optou por tratar de um período histórico crucial para todo o mundo: as Cruzadas.

Mini-GURPS As Cruzadas foi escrito por Luiz Eduardo Ricon, velho conhecido do mercado nacional: além de trabalhar na Devir, é um dos autores do Desafio dos Bandeirantes, e idealizador de toda a série Mini-GURPS. O livro conta com 40 páginas.

Após a transcrição do discurso do Papa Urbano II no concílio de Clermont em 1092, e uma rápida apresentação do que é RPG, de como se deve utilizar o livro e de detalhes da linha Mini-GURPS e do autor, o leitor é conduzido para o primeiro capítulo do livro, "O Cenário". Como o nome indica, o capítulo apresenta o cenário do livro, no caso, a Idade Média. É descrita a estrutura social medieval, com a definição de feudos, o sistema de classes, a geopolítica medieval, com explicações sobre as principais potências da Idade Média, incluíndo os reinos árabes (que também recebem colunas interessantes relativas às suas facções).

São descritas as principais cruzadas medievais, dos antecedentes que levaram a formação da primeira até o fim das cruzadas, com uma linha do tempo que vai de 1095 a 1291. Em colunas laterais, são apresentadas informações sobre figuras importantes nas cruzadas, algumas delas com estatísticas de jogo: Bernardo de Claraval (São Bernardo), Leonor de Aquitânia, Ricardo Coração de Leão e Saladino (Salah ad-din). Além das figuras importantes, colunas apresentam informações sobre táticas militares utilizadas nas cruzadas, além de informações sobre relíquias sagradas.

Combatentes das cruzadas são apresentados: os Cavaleiros Templários, em sua versão mais fiel à História, e a Ordem dos Assassinos.

Além de informações sobre esses dois grupos, são apresentados mapas de suas respectivas fortalezas (o Krak des Chevaliers, fortaleza principal dos Cavaleiros Hospitaleiros, e Alamut, "O Ninho da Águia", a base dos Assassinos) e também uma descrição do Templo de Salomão, localizado em Jerusalém.

O capítulo "Personagens" apresenta um resumo das regras de criação de personagem e acrescenta duas novas vantagens: Visões (onde o portador é atacado por imagens de anjos, demônios ou santos, que podem lhe alertar de eventos futuros) e Seguidores (onde um certo número de pessoas consideram o personagem um líder e o seguem). São apresentados 14 tipos de personagem; é necessário que pelo menos um desses tipos de personagem sejam adotados pelo jogador. As opções são variadas: temos cruzado, nobre, arqueiro, peregrino, sacerdote, sarraceno, malandro, mercador, dama de guerra, pregador, paladino, templário e assassino. Cada uma das opções possuem um custo em pontos, oferecendo em contrapartida vantagens, desvantagens e perícias para o personagem. O capítulo também apresenta tabelas com descrições rápidas de variadas armas e armaduras medievais.

"Campanhas" é um capítulo dedicado a elaboração de aventuras ambientadas no período das cruzadas. Além de apresentar os conceitos básicos de criação de aventuras e uma série de sugestões para o Mestre, o capítulo também apresenta idéias para uma possível interação entre o Mini-GURPS e outros suplementos de GURPS, como GURPS Horror, GURPS Viagem no Tempo, GURPS Fantasy e GURPS Iluminatti, entre outros livros.

Existe também uma página com as principais regras de GURPS resumidas, permitindo que o jogo se inicie e se desenrole com mais facilidade e velocidade, evitando que o Mestre (caso seja um iniciante) perca tempo procurando por regras no Mini-GURPS Módulo Básico.
"
Aventura pronta" apresenta "O Cerco a Antióquia". A aventura é muito bem planejada e divertida, contando com um final surpreendente, onde os personagens acabam sendo responsáveis por algo que definirá a história das cruzadas.

O livro se encerra com "Bibliografia Comentada", onde são apresentadas as principais fontes de consulta utilizadas para a elaboração do livro, de informações gerais sobre a Idade Média a sites na Internet sobre armas e armaduras.
Mini-GURPS As Cruzadas possui belas ilustrações em preto e branco, sendo todas elas provenientes de pinturas que retratam a Idade Média, reduzindo o custo do livro, mas ainda assim, mantendo sua qualidade gráfica.

O texto escrito por Luiz Eduardo Ricon apresenta grande fluidez, tendo pouco em comum com os livros de história disponíveis para os estudantes do ensino fundamental e médio; isso por si só já torna o livro interessante para sua utilização com instrumento pedagógico.

Porém, engana-se quem pensa que o livro é apenas voltado para a utilização em salas de aula: as informações presentes no livro são interessantes para qualquer RPGista fã da Idade Média, e podem ser utilizadas com resultados sensacionais em RPGs ambientados na Idade Média, como Vampiro: Idade das Trevas, Ars Magica e a linha de RPGs medievais da Editora Daemon. De fato, Mini-GURPS As Cruzadas complementa de certa forma o livro "Templários" da Daemon; o livro utiliza uma abordagem mais voltada para o sobrenatural, enquanto "As Cruzadas" é mais “realista”: é possível enriquecer elementos de ambos os livros quando os dois livros são utlizados em conjunto.

Um fato bizarro em relação ao Mini-GURPS: o livro foi considerado inadequeado para menores de 14 anos. O motivo para isso é obscuro, visto que todo o material do livro pode ser obtido em livros de história voltados para alunos do ensino fundamental e médio.







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