- Olá a todos.
- Ontem aconteceu mais um Playtest do F1 RPG, e como o playtest anterior mostrou-me muitos problemas em relação a certas regras, eu fiz muitas modificações nelas e ficou muito melhor com um jogo mais dinamico e mais real. Por exemplo antes não tinha nada sobre as curvas das pistas os pilotos andavam nas chicanes do mesmo modo que andavam nas retas, mas com a aplicação de redutores nas curvas isso mudou. Mas o jogo vai ficar um pouco ruim de controlar para o Mestre que terá muitos calculos de bônus e redutores para fazer, mas sempre sobra para o mestre mesmo :).
- Bom, vamos a algumas regras do jogo e peço qua alguem faça um teste e me mande um feedback, pois mo proximo final de semana não farei o 4º playtest, meus jogadores estão sofrendo uma overdose de Formula 1 e mão quero que eles fiquem enjoados.
- REGRAS:
- Ultrapassagens: d20 + mod. destreza do carro + nivel do piloto vs CA do Carro adversario.
- se o pc rolar um 20 natural, ele consegue a ultrapassagem, indepedente da CA.
- Largada: d20 + mod. destreza do carro + nivel do piloto ( personagens com o talento iniciativa aprimorada recebem um bonus de +4)
- Curvas e Retas :cada curva da pista tem sua dificuldade e isso resulta em um redutor nos testes que vai de -1 a -3 dependendo da curva ( para quem conhece, a curva Eau Rouge teria um redutor de -5) e as retas dão um bonus de +2 nos testes.
- Chuva: Em uma corrida com chuva, a destreza do piloto sofre um redutor de -1, e a destreza do carro -2, e o redutor das curvas passa a ser de -2 a -4.
- Falhas criticas. Caso o pc role um 1 natural nos testes, ocorre uma falha critica, o mestre deve jogar 3d6 e comparar o resultado na tabela abaixo para definir o que acontece.
- 3-4 - Quebra da Suspensão
- 5-6 - Quebra da Asa Dianteira/ Traseira
- 7-8 - Pneu Furado
- 9-12 - Nada acontece
- 13-14- Pneu Furado
- 15 - Caixa de brita (faz um teste com CD 15, mas usa a destreza do piloto e não do carro, se falhar esta fora da corrida)
- 16 - Quebra da Caixa de Cambio
- 17 - Pane Hidraulica
- 18 - Quebra do Motor.
- Caracteristicas especias do Carro.
- O Carro de F1 é formado de 5 Partes: Chassi,Motor,Pneu,Cambio e Freio.
- Antes de cada corrida o piloto tem 10 pontos para distribuir nessas caracteristicas e fazer o acerto do carro, nenhuma pode ser 0 e o maximo é 3, estes pontos serviram como bonus para serem usados durante a corrida, ele só pode usar 3 pontos de cada vez e se uma delas chegar a zero, ele sofrerá um redutor de -1 na destreza do carro para cada caracteristica zerada,e a cada 2 testes feitos pelo PC o mestre fará um teste em segredo com CD 15 se tiver sucesso uma falha acontece, exemplo se o Pneu estiver a zero ele estoura, ele podera recuperar alguns pontos parando nos boxes, quando ele parar ele ganha 3 pontos.
- O Kers pode ser utilizado 2 vezes por volta e dá um bonus de +2 nos testes.
- Pegar o Vacuo: teste com CD 15, se conseguir ganha bonus de +1
- Treinos; este é o problema, não consegui pensar em nada para os treinos, o que uso para definir as posições é um teste ,D20 - mod. destreza do carro, o resultado é a posição do piloto, se tiver resultados iguais, fica com a posição quem fez o teste primeiro.
- Voltas: estabeleci 3 voltas na pista, com o mestre podendo dar uma adiantada na corrida se ela estiver lenta demais(usei isso ontem), os testes são feitos a cada curva e na reta, se o mestre quiser pode pular algumas curvas tambem.
- Teste dos npc´s: só são levados em consideração os npc´s que estão na frente e atras de um PC, se um PC tentar uma ultrapassagem e não conseguir ele é imediatamente atacado pelo npc atras.
- os desenhos das pistas eu pego deste site:http://newserrado.com/2008/03/21/frmula-1-2008-malsia-curiosa/, ele vem com marcações em verde, amarelo e vermelho para as curvas, que já ajuda muito.
- Ai estão elas, vejam como elas funcionam e qualquer duvida é so escrever.
- Até Mais.
3 Comentários
testes de ultrapassagem:
D20 + pericia + bonus de veiculo, contra CD= 10 + pericia do oponente + bonus do veiculo + dif. da pista (reta 0, curva leve 2, curva media 4, curva acentuada 6)
modificadores:
dirigindo ofensivamente (+1 no teste para ultrapassar, e ultrapassa-lo)
dirigindo defensivamente (na retranca, (+1 na CD do teste para ultrapassar ou ultrapassa-lo)
As regras que você colocou aqui eu achei que ficaram muito simples. Simples, não ruins. Acho que daria para ter implementado um pouco mais. Te mandei por e-mail o que eu já tinha escrito no sábado. Hoje tô postando algumas coisas lá no RPG Virtual. E agora falta eu fazer uns play testes. Abrçs...