Segunda Era: Era Devir.
Chegamos a Era de Prata. Saiu o primeiro cenário nacional, Tagmar com grande sucesso.A Devir adquiri os direitos do GURPS, Abril lança o Ad&D, inicia a era das Revistas de RPG. Vampiro ganha renome e espaço. E fica entre os jogos mais importantes do Brasil. Inicio aproximado 1992 a 1995. (Obs: Epoca que comecei a jogar)
Terceira Era: Dragão Brasil
A Era de Bronze foi a o "boom" no RPG no Brasil, A Revista Dragão Brasil inicia o movimento pró-RPG que so pararia anos depois. O trio inicia com Tormenta (sendo esse o cenário mais jogado por anos no Brasil) e adptações para RPG de Animes famosos ( Pokemom foi um sucesso) para o simples sistema 3d&t que se consolida no Mercado . Vampiro se firma como RPG de interpretação, GURPS cai em desuso. Os principais jogos nacionais são: Daemon e 3D&T. Inicio aproximado : 1996 a 2002
Quarta Era: O começo do fim
Era Negra do RPG, crimes e assassinatos minam anos de trabalhos de autores e pessoas ligadas a RPG e Educação. O MMORPG vem pra ficar e arranca jogadores de RPG que não tem tempo para jogar com seu grupo. Dragão Brasil não anda bem das pernas. O fim do 3d&T, o inicio da Era D20. Editoras lançam material para D20, A rede assumi a Dragão, o Trio se junta com a manticora e forma a DragonSlayer. Internet é o meio de comunicação mais usado para RPG, nascem as revistas virtuais. Nasce a RPG Magazine revista de RPG feitas pro fãs, Dragão do Brasil acaba é assumida pelo Silvio. RPG Magazine fica virtual, Dragão Brasil morre. Nasce o 4d&T, sistema que não agrada o publico e não tem continuação. O mercado nacional é prejudicado pelo alto nivel de pirataria virtual, Inicio aproximado 2002 a 2007
Quinta Era: Lá e de volta outra vez.
Sai a Quarta ediçao do D&D, editoras fecham. Revistas virtuais demoram para lançar suas edições. Blogs proliferam e se estabelecem como meio de comunicação entre jogador e autor.O mercado esta parado. Grandes convenções de RPG não atrai mais publico. Anime é hoje pop. RPG que era Nerd virou coisa de satanista. Autores brigam, amizades se racham. O mercado nacional tem sua queda. Inicio aproximado 2007 até hoje.
Haverá recuperação? Aguardemos o incio da uma nova era ou a continuaçao do mesmo.Novas editoras se lançam no mercado, A Rede RPG tentar o mercado de E-Books, livros novos são lançados, porém sem qualidade minima. Livros virtuais proliferam na internet. O que é melhor, pagar R$30,00 em um livro mal diagramado e revisado ou nada por um virtual? São questões de uma nova era!
0 Comentários